Instruções de Navegação

Seja bem vinda(o)! Navegar pela página é simples! Para conhecer detalhadamente cada área de atuação da artista, basta utilizar a barra de navegação a baixo, clicando no título de seu interesse.

Perfil

Nascida em Salvador em 1978 em uma família de negros, índios, italianos e portugueses; a artista plástica Ana Paula Rios é a mais velha de 3 irmãos.  Filha de um casal de médicos, sempre apresentou habilidades artísticas desde a infância passada em Itamaraju, no extremo sul da Bahia; talvez por isso, foi a única dos irmãos a seguir a carreira artística.

Mudou-se para Salvador - sua cidade natal - aos 13 anos, e ainda na adolescencia iniciou seus estudos de desenho com a Mestre Isa Moniz. Renomada artista plástica especialista em desenho. Estudou  por dois anos com Isa, monstrando espetacular desenvolvimento na representação da figura humana.

Formou - se pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL) em Licenciatura Plena em Educação Artística com Habilitação em Artes Plástica e trancou o Bacharelado em Design de Interiores (UFBA) no meio do curso, por só se identificar com as disciplinas criativas do mesmo.

Começou sua carreira cedo. Estudou por dois anos na Escola Baiana de Artes Plásticas - Caminho das Artes, onde contou com a maestria de Isa Moniz como sua orientadora  - tornaram-se grandes amigas - dedicando-se a representação da figura humana em carvão, grafite e sanguine. Nesse mesmo ano  participa da sua primeira exposição coletiva na galeria da escola. Em 1999 trabalhou como ilustradora do já extinto jornal de arte e cultura Soterópolis em Salvador. No mesmo ano, teve seu primeiro trabalho de colagem do que viria a ser o Projeto Imagem é Tudo, selecionado para a 1° Bienal de Arte e Cultura da UNE, realizada em Salvador. Suas pesquisas na Universidade voltaram-se para o desenvolvimento do Projeto Imagem é Tudo, dentro de sua pesquisa, passa a experimentar novos recursos e suportes tais como instalações e performances usando o corpo como instrumento de expressão.

Em 2002, abre marcantemente o ENEARTE de São Carlos em São Paulo com a polêmica performance Imagem é Tudo. Voltando a Salvador, atendendo à pedidos realiza nova apresentação na Galeria do UMUCSAL e no 1° Circuito Semi-Ótico de Consciência e Participação Artística. No mesmo ano, volta a surpreender com a Performance Degradação apresentada em Teresina no Piauí. Ainda no mesmo ano, tem um de seus trabalhos de colagem do Projeto Imagem é Tudo selecionado para a 1° Bienal Gráfica da Argentina, realizada no Museu Del Grabado em Buenos Aires.
Em 2003, participa ativamente da confecção do Painel Decorativo para o carnaval na Praça da Piedade em Salvador, com o apoio da Emtursa. No mesmo ano, desenvolve o cenário e o figurino do espetáculo de dança e teatro Cicé com direção de Eduardo Mattedi que esteve em cartaz no Teatro do ISBA em Salvador.

Em 2004, vai trabalhar no conceituado Cerimonial Giramundo, em Salvador onde produz grandes eventos na cidade. Terminada sua passagem pelo Cerimonial Giramundo, começa sua carreira como produtora cultural independente com a Mostra Fotográfica, Poéticas Afro Indígenas do fotógrafo mineiro Leonardo Boloni, sucesso de público e crítica, realizada na Galeria Pierre Verger em Salvador.

Ainda em 2004, cria a marca Ateliê Halo, dedicada à criação de acessórios feitos artesanalmente com a mescla de materiais naturais e nobres como palha, cristais e folhas de ouro.

Em 2005 a marca Ateliê Halo, ganha destaque na edição de agosto da revista Marie Claire. No mesmo ano, muda-se para Uberlândia onde passa a trabalhar na coordenação do Projeto Sunshine de Arte e Educação para crianças em situação de risco na ICASU – Instituição Cristã de Assistência de Uberlândia.

Em 2006 torna-se docente do Curso Superior em Design de Moda da Unitri - Centro Universitário do Triângulo, nas disciplinas Desenho de Moda I e III, Pesquisa e Criação além de Acessórios. No mesmo ano participa da produção de arte educação do documentário Olhar Descalço aprovado pela lei de incentivo cultural de Uberlândia.

Em 2007, participa do Projeto CTBC – Um jeito feliz ser de arte urbana que visou a revitalização dos orelhões da cidade e região através de obras de arte assinadas por artistas plásticos selecionados.

Em 2008 apresenta o projeto Imagem é Tudo pela primeira vez de maneira integral na Galeria Loudez Saraiva em Uberlândia. A exposição torna-se sucesso de público e crítica.

Entre 2008 e 2009 fez parte do Coletivo de Moda do Espaço Cultural Goma. Em 2009 assina e executa o projeto da Feira Cultural dentro do Festival Jambolada (Jambomix) que se torna sucesso de público e crítica. O Festival Jambolada foi um dos principais festivais de música independente do país.

No mesmo ano participa da exposição coletiva “Arte Fashion” que tratou da relação da moda com a arte através do olhar de estilistas que assinaram figurinos de filmes memoráveis. A artista fica encarregada de criar um trabalho inspirado do filme Bonequinha de Luxo sob a ótica do figurino. O convite para participar do projeto veio da secretaria de cultura de Uberlândia que convocou jovens artistas que tinham atuação tanto na moda quanto nas artes para encarar esse desafio.

Ainda no ano de 2009 atua na produção de figurino do média metragem "Matizes" Aprovado pela lei de incentivo de Minas Gerais e com lançamento previsto para 2010.

Em 2010 atua como Relações Públicas da Maison de Alta Costura Greta Cauê. No mesmo ano é coprodutora do Evento de Moda Fashion Première e do curta metragem conceitual “Eu Vejo Flores Em Você” produzido pela Cass Filmes para a Maison Greta Cauê em comemoração ao lançamento de sua coleção Primavera / Verão 2011. Em 2011, além das outras atividades que mantém, passa a trabalhar para a revista "Meio e Mídia Cult" como produtora e diretora de moda, arte e conteúdo dos editoriais "Conceito Cult", super elogiados pelo público e mídia especializada.

Em 2011 opta por abrir mão de diversas atuações profissionais, para se dedicar a retomada da sua antiga marca de acessórios "Ateliê Halo", agora com novo nome: "APNº8". Manteve a proposta de optar por técnicas artesanais de fabricação, mas acrescentou - além de uma gama maior de produtos - a preocupação com a sustentabilidade e o consumo consciente, utilizando em sua produção resíduos de pré e pós consumo da indústria têxtil. Cada produto da grife é exclusivo, sustentável e 100% feito à mão. 

Em 2012 inaugura sua tão sonhada escola de artes TAO DAS ARTES, que se dedica a uma arte educação holística, unindo meditação e artes em uma única aula.
.
Com 8 exposições individuais e 19 coletivas, além de projetos na área de Artes Plásticas, Arte Educação, Cinema e Vídeo, Produção Cultural, Cenografia, Figurino e Moda; Ana Paula Rios atualmente vive em Uberlândia, mantém sua escola TAO DAS ARTES, é proprietária e estilista da Grife APNo.8, consultora de moda e estilista de artistas, com contratos já realizados com o cantor Leo (da dupla Victor e Leo) e a Banda Porcas Borboletas, produtora de moda na revista Meio e Mídia Cult (Minas Gerais) além de manter ativa sua carreira como Artista Visual.